mapa de Portugal

A NECESSIDADE / IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

Estima-se que em Portugal possam existir cerca de 400.000 pessoas com IC. No entanto, esta estimativa baseia-se nos resultados de um estudo epidemiológico que foi desenvolvido há mais de 20 anos e desde então verificaram-se várias alterações demográficas, sociais, económicas, políticas e culturais que influenciaram não só as causas da síndrome de IC, bem como os métodos para a diagnosticar. Por outro lado, devido ao aumento da esperança média de vida e ao estilo de vida atual das populações, a incidência da IC tem tendência para aumentar.

Por todas estas razões, é urgente realizar um novo estudo para caracterizar a população portuguesa com IC, de forma a adequar as melhores práticas e evidências à prevenção, ao cuidado e ao tratamento da IC.

SPC

UM MODELO INOVADOR
DE INVESTIGAÇÃO
COLABORATIVA

Numa abordagem contemporânea de proximidade e articulação este é um estudo promovido pela SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA com a ASTRAZENECA e em parceria com a NOVA MEDICAL SCHOOL, três experientes parceiros que aliam conhecimento académico, investigação e inovação em prol da comunidade.