FAQs

O PORTHOS é um estudo promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a AstraZeneca, em parceria com a NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, cujo principal objetivo é determinar a prevalência de insuficiência cardíaca (IC) na população portuguesa.

A IC é uma doença crónica, provocada por uma alteração estrutural e/ou funcional do coração, fazendo com que o coração não consiga receber ou bombear o sangue para o corpo na quantidade adequada. Como consequência, há acumulação de líquido nos pulmões e noutras partes do corpo, como nas pernas e barriga, o que faz com que as pessoas com IC sintam falta de ar, fadiga (cansaço) e inchaço dos pés e pernas. Os sinais e sintomas de IC podem agravar-se e evoluir para um episódio de descompensação aguda que requer atendimento médico urgente e, frequentemente, com necessidade de internamento.

Estima-se que em Portugal possam existir 400.000 pessoas com IC. No entanto, esta estimativa baseia-se nos resultados de um estudo que foi desenvolvido há mais de 20 anos e desde então verificaram-se várias alterações demográficas, sociais, económicas, políticas e culturais que influenciaram a ciência, a investigação e a medicina. Por outro lado, devido ao aumento da esperança média de vida e ao estilo de vida atual das populações, a incidência da IC tem tendência para aumentar. Por estas razões, efetuar um novo estudo para caracterizar a população portuguesa com IC é urgente, de forma a adequar as melhores práticas e evidências à prevenção, ao cuidado e ao tratamento da IC.

O PORTHOS iniciou a 1 de dezembro de 2021 e irá decorrer durante aproximadamente 2 anos em Portugal Continental. O Camião PORTHOS irá percorrer o país de Norte a Sul e irá receber cerca de 56 pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, previamente contactadas por telefone.

Veja quando o camião vai estar perto de si aqui

Se foi convidado(a) a participar no estudo PORTHOS significa que reúne todos os critérios necessários para participar. Os requisitos para ser convidado(a) a participar no estudo são:
- Estar inscrito num Centro de Saúde de uma área onde o camião PORTHOS vai estar localizado;
- Ter idade igual ou superior a 50 anos;
- Não residir em residências/instituições coletivas (por exemplo, lares de idosos ou indivíduos em hospitais, prisões ou quartéis militares);
- Falar português.
Da listagem de todas as pessoas que cumprem estes requisitos, as pessoas convidadas foram selecionadas de uma forma aleatória, isto é, todas as pessoas na listagem têm a mesma probabilidade de serem selecionadas.

Este estudo funciona como uma “fotografia” da população portuguesa no que diz respeito à prevalência de IC, o que permitirá adotar estratégias mais efetivas de gestão em saúde, seguimento e tratamento de doentes. Para podermos concretizar o objetivo do estudo, precisamos de alcançar um determinado número de participantes. Assim, se foi convidado(a), a sua participação é muito importante, de modo a podermos reunir a quantidade de informação suficiente para responder à nossa maior questão: “Quantas pessoas sofrem de IC em Portugal neste momento?”

O PORTHOS consiste num estudo epidemiológico que pretende determinar a prevalência de IC numa amostra representativa da população portuguesa com idade igual ou superior a 50 anos. A seleção da amostra representativa da população portuguesa foi feita de forma aleatória e somente estas pessoas que foram selecionadas e contactadas poderão participar no estudo.

A IC começa antes mesmo de os sintomas se tornarem evidentes. Se foi convidado(a) e aceitar participar, passará por uma avaliação que permitirá saber se tem IC. Se for detetada alguma condição cardíaca relevante, receberá um relatório com os resultados para que possa partilhar com o seu Médico de Família/Médico Assistente e receber os cuidados adequados à sua situação clínica.

Se foi contactado(a) e aceitou participar, esperamos por si no camião PORTHOS no dia e horário marcado. Quando chegar ao local deve dirigir-se ao camião PORTHOS e iremos explicar-lhe em que consiste o estudo e todos os passos e exames envolvidos. Iremos também dar-lhe um documento que contém toda essa informação por escrito e que terá de ser assinado por si para poder participar. A participação no estudo é gratuita. Adicionalmente, não é obrigado(a) a participar no estudo e poderá desistir de participar a qualquer momento.

Os exames realizados no camião do estudo PORTHOS poderão incluir uma colheita de sangue, um eletrocardiograma e um ecocardiograma. Os riscos da participação limitam-se aos da colheita de sangue, dado que os outros dois exames são não invasivos e não usam radiação.

O estudo PORTHOS foi construído de modo a cumprir as boas práticas clínicas e o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Adicionalmente, este estudo decorrerá somente após a aprovação por parte das Comissões de Ética das Administrações Regionais de Saúde (ARS).